domingo, 6 de setembro de 2009

A vida havia perdido o sabor

A minha bisavó tinha mais de 90 anos quando um médico lhe deu uma notícia fatalística. “Se a senhora quiser chegar aos cem anos não pode mais comer fritura”, disse o doutor, em tom de reprovação.

Aquela sentença era a própria morte em vida para minha bisavó. Como uma pessoa que comia três ovos fritos dia sim, outro também, viveria sem o estalar da banha de porco?

Na casa dos meus avós todos faziam coro com o médico. “Viu vó, tem que melhorar a alimentação”, pregava minha mãe, naquela época uma moçoila de pernas de fora. “Viu mãe, nada de ovo frito”, discursava minha avó. E assim a bisa foi ficando cada vez mais encurvada. Estava entregue. O que ela mais amava lhe foi tirado.

Mas de uma hora para outra, a bisa ressurgiu alegre e faceira. Todos pensaram que a matriarca da família finalmente havia entendido e assimilado a orientação médica.

Uma noite, começo de madrugada, minha mãe chegou em casa vinda da faculdade. Como neta preocupada, foi ver se a vó estava bem. Abriu silenciosamente a porta do quarto quando teve uma visão que misturava surpresa e comoção. Com um pequeno fogareiro, minha bisa preparava o elixir da felicidade.

“Vó, a senhora tem comido ovos todos estes dias”, inquiriu minha mãe. Com cara de menina levada, a matriarca da família acenou com a cabeça e disse: “Não consigo viver sem. Se é para me tirarem o único prazer que ainda me resta, prefiro morrer.”

Daquele dia em diante minha bisa continuou comendo seus ovos fritos todas as noites, agora, com o aval e o suporte da minha mãe. E assim foi por anos a fio. A mesma sorte não teve o ex-jogador do Grêmio Paulo Ramos. Com problemas cardíacos foi afastado daquilo que mais lhe dava prazer. Assim como minha bisa, ele pagou para ver. Ao contrário dela, pagou com a mais valiosa das moedas. Morreu aos 24 anos, ao lado daquela que lhe dava o sentido da vida, a bola.

Por Ermilo Drews

Um comentário:

  1. Isso vale também para o meu cigarro e para a tua cerveja.
    Estamos pagando para ver!!!

    ResponderExcluir