sábado, 5 de setembro de 2009

Manifesto de um descontente

Sentimentalismo barato, denúncias vazias, assuntos replicados, matérias requentadas, factóides, incoerência, apego ao furo em detrimento à apuração, preguiça, vaidade. Sejam grandes ou pequenos, os jornais viraram uma coisa só, uma coisa mal feita. As redações tornaram-se chão de fábrica e a notícia transformou-se em artigo de produção em massa. Isto em um ambiente repleto de pessoas que têm o rei na barriga. Virei um técnico, um operário da notícia. Para escrever ligo agora o piloto automático. “Emburreci”.

E o que desalenta ainda mais este cristão é que a tendência é que as coisas piorem. A mão de obra formada nas faculdades é cada vez pior. Gurizadinha com discurso comunista na ponta da língua, mas que desconhece informações básicas, como o nome dos senadores que representam o Estado.

Jornalistas que não lêem, não escrevem, não questionam, não pensam. Leitores que não lêem, não escrevem, não questionam, não pensam. A mediocridade impera e o meu desalento, e minha inércia, só aumentam. Será que isso tem fim?

3 comentários:

  1. Cara, concordo contigo e sei da merda em que tudo pode estar se transformando. Mas prefiro ver um lado bom nisso tudo, que é poder, em meio a tanto lixo, ler textos bons como os teus e dos colegas - não é preciso nomear todos. Se a massa prefere a burrice, prefiro o diferente, o inteligente, mesmo que às vezes tenha que parar, ler duas, três vezes até entender, mesmo que o inteligente não seja a preferência popular, que fique escondido, que não desfrute do título de unanimidade. Esta, sim, é burra.

    ResponderExcluir
  2. Piloto automático significa escrever como todo mundo. E teu texto é superior à média. Por isso, prefiro pensar que tudo isso não passa da tua velha mania de reclamar de tudo...

    ResponderExcluir
  3. Sou muito suspeita para falar dos teus textos que eu leio,mas sinto um imenso orgulho de ver que quanto mais tu reclamas de tudo, melhor tu escreves.( será que mãe também tem mérito? ou é só culpa?)

    ResponderExcluir