quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Exposição indevida

Três delegados cearenses foram exonerados por causa da exposição de presos para a imprensa. A medida foi tomada após a Ordem dos Advogados do Brasil recomendar ações que garantissem o direito de imagem dos detidos. Longe de defender eventuais criminosos, concordo com a medida.

Tem que acabar com esta palhaçada de colocar a foto 3X4, o nome e o RG do suspeito.Muitas vezes o chamado flagrante das autoridades é forçado. O cara está com cinco gramas de crack e é preso como traficante. Depois a Justiça revoga a prisão porque o sujeito é usuário. Mas daí já era. Daí já saiu a foto do chapado, o nome dele e o apelido no jornal.

O problema é que geralmente só se atinam para este descalabro quando a Polícia Federal algema um banqueiro ou um ex-prefeito de certa capital paulista. Os Zé Oreia, Mijão, Peidinho da vida podem ganhar a famigerada notoriedade. Afinal, codinome de marginal e jeitão de pobre eles já possuem – requisitos indispensáveis para figurar nas páginas policiais. Pura hipocrisia da nossa “catigoria”, pelo menos de boa parte dela.

* Mais no www.comunique-se.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário