terça-feira, 22 de setembro de 2009

Gaúcho X Paulistas

Causou o maior rebuliço a carta do funcionário público paulistano Sandro Amoroso Pacheco publicada na ZH, dias destes. Em resumo, o sujeito fala mal do churrasco gaúcho - diz que em SP se come um churrasco muito melhor - e daquilo que considera xenofobia gaúcha contra os paulistas. Ainda por cima ele diz que cidades como Porto Alegre, Canoas, Erechim, Santa Maria, Passo Fundo, Carazinho, Pelotas e Rio Grande são todas iguais: todas muito atrasadas.

Tenho um colega, quase paulista, que faz coro com o Sandro, a personalidade mais odiada atualmente do RS, mais do que a paulista e governadora do RS, Yeda Crusius. Ele diz que a gente é ufanista demais, que metade da “Tradição Gaúcha” foi inventada no século passado, coisa e tal.

Bem, fui criado em Cachoeira Grande do Sul, e sou um cara totalmente bairrista. Meu irmão entrou para um CTG ainda guri, meu sogro e meu cunhado usam bombacha usualmente, então sou um gaúcho cercado por esta aura da tradição.

Até curto música campeira, já fui em fandango de bota, bombacha, lenço e sem brinco, como pede o figurino, mas concordo que o ufanismo gaúcho por vezes beira o preconceito – contra homossexuais, caras que usam brincos, paulistas...

Uma vez fui cobrir o lançamento de um programa de inovação tecnológica na universidade da minha região e um deputado, gaúcho, largou essa:

“O gaúcho tem a mania de se achar melhor em tudo, mas hoje não somos melhores nem naquilo que éramos.”

Acho que o nariz em pé deixa a gente com uma visão restrita. Mas, daí dizer que no RS tudo é atrasado, que aqui é o inferno na terra, são outros quinhentos. Isso no mínimo é despeito, se não xenofobia contra gaúchos.

Já sobre a culinária paulista ouço falar muito bem, mas pouco conheço. Na única vez que estive na capital paulista pedi um Xis Picanha, que custou R$ 15, não veio nem prensado e a picanha era patinho ou coisa parecida. Espero que o churrasco em São Paulo não seja tão ruim e nem tão caro quanto um simples Xis. Como se vê, há coisas boas e ruins em qualquer rincão.

Tolerância minha gente, tolerância.

10 comentários:

  1. É,tem babaca pra tudo mesmo,né? Ate pobres coitados que se prestam a criticar o Rio Grande sem sequer saber do que estao falando. Nao que o fato realmente me surpreenda, pois a mania que estes ´´paulistinos´´ pegaram de nos ficar dando ´´alfinetadinhas´´,ja esta mais do que manjada, batida. Nao impressiona mais ler discursinhos virulentos dessa rale de flagelados, tentando nos abalar moralmente.Os pobres coitados nao se conformam com a ideia de que o tal desenvolvimento da ´´Terra da Enchente´´ nao passa de uma ficçao, esta sim, bem ufanista, que a midia sudestina procura incutir-lhes, para fazer com que eles trabalhem muito, de forma quase escrava, mas sem reclamar de nenhuma das agruras de suas vidas ´´severinas´´´,para que creiam cegamente, desvairadamente, que estao contribuindo para a costruçao de um grande estado.Pffffff...Nada mais delirante...Se pelo menos conseguissem entender que somente sao expostos a isso, porque os mandatarios do estado brasileiro precisam deles assim mesmo, bem confomados...Mas nem isso...Bom, quando finalmente se deparam com a civilizaçao de verdade- nossa socieddade leia-se- ja estao tao irremedivelmente alienados pela lavagem cerebral causada pelo excesso de mentiras e cretinices que ouviram durante toda uma vida, que ja nao mais capazes, sequer de discernir o que, de fato significa progresso, evoluçao. Estao fadados a viver ate o fim de suas vidinhas miseraveis contorcendo-se numa revolta que nem conseguem compreeder, apesar de ser facilmente explicavel: Sentem-se terrivelmente frustrados por saberem, la no seu intimo, os grandes perdedores que sao, por nao terem nada em si, que seja de nosso intersse. Dai, começam a nos provocar, para ver se assim, chamam a nossa atençao. Depressivo esse povinho da enchente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahha!!! Alexandre , não liga não!!realmente esses gauchos tem um complexo de inferioridade muito grande e é compreensível!Cultura do gaucho é assim...nasce uma porra de um gaucho..a mãe desde pequeno diz pra ele , que ele é demais, que ele é o mais forte , que ele é o maior..que ele é macho the1..ai a porra do gaucho vai crescendo..e descobrindo que sua mãe mentiu pra ele a vida toda!!!ai eles vem pra são paulo tentar a vida!!!viram o que? passador de espeto nas churrascarias, pra nos atender..."isso eles fazem bem..não podemos reclamar" as gauchas , suas irmanzinhas deliciosas..vem para São Paulo, quando chegam aqui, viram putinhas...os cabares de São Paulo, 90 % são essaS GAUCHINHAS DELICIOSAS.....imaginas pros gauchos ter que aceitar que eles, não servem pra quase nada....fora a quantidade que chega aqui que alem de passar espetos, são viados e fazem pontos na paulista!!!deve ser foda pra eles!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaucho filho da puta, o Brasil deve dar o respeito e o devido valor ao povo paulista. A impressão que fica é daqueles filhos mimados, que choram, criticam, comparam, e não dão valor a quem mais fez por ele sem pedir nada em troca, São Paulo. Levantar a bandeira de um povo que se diz injustiçado historicamente pela Revolução Farroupilha, que não passou de meia duzia de farrapo em cima de burros brigando com paus e pedras na era do Brasil República e se vangloriar por feitos que 12 gerações atrás fizeram é demais... São Paulo é a locomotiva mesmo, social, economica e financeira. Eu tenho 25 anos e convivo diretamente com uma geração que se levantou na Revolução de 32 contra a tirania e um governo absolutista de um baixinho gaúcho VEADO chamado GV.. Meu avô sim merece respeito. Não preciso de bombacha ,de uma bandeira rídicula , ou ir em um fandango de bota para mostrar minhas raízes e tradições. MEU POVO É AGUERRIDO, MEU POVO É TRABALHADOR, MEU POVO É FORTE... E O BRASIL ( O SULISTA PINCIPLAMENTE) DEVEM RESPEITAR E AGRADECER.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o Rio Grande do Sul está mais que certo de querer se separar dessa porcaria de país chamado Brasil. Se o mesmo tornar-se independente do tal será uma nação decente. Atualmente, o Rio Grande é um dos melhores estados do país, tem uma cultura linda, são educados etc. Ao contrario dos demais estados.
    Infelizmente eu nasci em SP, que por sua vez está uma droga depois da chegada desses nordestinos nojentos e morto de fome. Cabe frisar que por causa desses malditos, essa Sra. (Dilma) está acabando com algo que já não era bom.
    Viva, o RS, viva a independência do RS.

    ResponderExcluir