sábado, 12 de setembro de 2009

Acabem com eles!

Recentemente, Boqueirão do Leão, uma cidadela de oito mil habitantes da região vizinha à minha, foi atacada pela segunda vez em um mês por assaltantes a banco. O saldo final deste último ataque foram dois bandidos mortos, uns quatro presos, outros quatro escaparam, e o dinheiro foi recuperado. Na outra ocasião, pelo que recordo, os bandidos fugiram com o dinheiro, e um morador acabou morto com um tiro disparado por um policial que o confundiu com um bandido.

Voltando. Esta semana fui ao banco pagar uma conta com um dia de atraso. Já estava de saco cheio por minha mulher ter pegado as contas – sou eu o zelador das contas em casa – e me avisado da existência delas um dia depois do vencimento. Fiquei mais de saco cheio ao verificar que no boleto constava uma taxa de R$ 3,50 por serviços bancários. Se você for ao Procon ou coisa do tipo vai saber que isto não pode não.

Bem, com cara de bobo e molhado como um pinto – maldita chuva - aguardei chamarem minha senha. Já despejava notas de R$ 50 para o caixa, quando qual minha surpresa!?

– Precisa de mais uma, disse o bancário.
- Hein?
- Tem multa de 10% pelo atraso.
- Por um dia!?
- Ahã.

Foi assim que este bobo perdeu quase R$ 50. Tá certo, quem instituiu os arbitrários 10% foi a safada da imobiliária, mas ainda assim não gosto de bancos. Há cerca de uns cinco anos descobri que tinha uma senhora dívida em um destes recolhedores de dinheiro. Havia, anos antes, encerrado minha conta, pago o que me disseram para pagar, mas por um erro de cálculo do sujeito os juros foram rolando, e só me avisaram quase dois anos depois. Sem o comprovante me ferrei.

Com a minha mãe foi pior. Ela financiou nosso primeiro computador no banco, quitou todas as parcelas e o banco cobrou de novo. Mas cadê o comprovante? Perceberam que a fruta não cai longe do pé.

E da missa isso é a metade. Não querendo menosprezar os ataques a banco nem as vítimas deles, mas basta dar um giro pelo interior para ficar sabendo de histórias de colonos arrolados em dívidas que se enforcaram. Diante disso, recorro a uma provocação do escritor e dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

“Que é roubar um banco em comparação com fundar um banco?”

Antes que mentes maldosas pensem que faço apologia aos assaltos a bancos, digo que não curto faroeste. Para acabar com o meu problema e com o problema de Boqueirão do Leão é simples.

Acabem com os bancos!

Por Ermilo Drews

3 comentários:

  1. Tu sabe q tb pensei isso qdo li sobre os assaltos por lá? Ora, Boqueirão precisa de 3 bancos??? rsss Colchão, colchão é a segurança. Ainda.
    Boa a frase do Brecht!

    ResponderExcluir
  2. Se alguém quiser tomar essa atitude radical me avise antes. Vou lá e pego um baita empréstimo. hehe. Depois pode acabar com eles e minha dívida.

    ResponderExcluir
  3. Aprendi com meu erro, agora guardo todos os comprovantes de pagamento, mas o Banco continua me assaltando todo o final de mês.

    ResponderExcluir