quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Quando acordei, estava casado

No tempo da minha mãe, casamento tinha véu, grinalda, sim diante do padre, bolo e festa. Hoje em dia, a maioria dos casais deixou isto tudo de lado, mas o principal da vida a dois permanece: a própria vida a dois. Disto não tem como fugir.

Como dizem os antigos, me “ajuntei” há pouco mais de dez meses. Foi meio que sem querer. Éramos namorados, ela morava lá, eu morava aqui, ela arranjou emprego aqui e eu já estava. Portanto, nos pareceu mais natural e lógico dividir um apartamento. Com a divisão do AP veio a divisão das contas, da cama, das tarefas domésticas, dos problemas...

Acostumado a viver 23 anos sem ter que dar satisfação do que fazia, a não ser aquelas de filho pra pai, confesso que a vida a dois me assusta até hoje. Tem vezes que ela sai de casa na maior felicidade. À noite, quando eu chego, um simples “pisão” no chão que ela recém limpou é motivo para reclamação (e das feias). Se não for o chão o motivo da discórdia, é a pia cheia de louça; a tampa da privada aberta; a cama desfeita; a roupa não recolhida; eu que quero comer salame com queijo e ela que quer cozinhar, só para sujar louça pra eu lavar, entre tantas outras picuinhas de quem divide o mesmo espaço.

Diante de tantos obstáculos – isto que não contei da missa a metade – discussões são comuns. No começo eu estressava, mas agora lido melhor com as “trocas de farpas.” Aos poucos estou conseguindo entender o jeito murrinha que toda mulher tem e tentando entrar nos eixos. Porque o lado bom delas todo homem sabe. Já pensou besteira seu saidinho. Além do sexo, falo da generosidade e sensibilidade delas, sempre dispostas a ouvir nossas queixas e entender nossas fraquezas. É por isso que esta infinidade de obstáculos, não impede que devagarzinho abandone os pronomes eu e ela para falar um só: nós.

* Antes que me chame de canalha, a crônica foi autorizada por ela
* Da série "Velhas Crônicas"

2 comentários:

  1. Convivendo 23 anos com uma mãe chata, murrinha, pegando no teu pé tu ainda tinha dúvidas que mulher manda no homem e ele acaba sempre fazendo o que ela quer?
    E ainda dizem que somos o"sexo frágil"!!!!
    Será?

    ResponderExcluir