segunda-feira, 12 de abril de 2010

Puta literária

Sim meu querido, único e solitário leitor, me entreguei às teias do capitalismo. Virei uma puta das letras. Agora só escrevo se pagarem. Promiscuidade pura. Não importa o quê nem pra quem. Entrando no caixa é o que importa. Este, talvez, seja o principal motivo do meu afastamento. Embestei de que preciso ganhar dinheiro e para isso vale tudo, exceto dar a bunda. Esse tipo de coisa só se faz depois do primeiro exame de próstata.

Pois bem, neste período de afastamento fiz coisas aparentemente absurdas. Acredite quem quiser, mas cometi o maior sacrilégio que um homem, de carne, osso e brio pode fazer. Eu CASEI. Sim, casei, com direito a padre, noiva, aliança e bolo. Talvez por isso tenha embestado em ficar rico...

Mas também estou prestes a concretizar outra proeza de um homem macho. Não, não se trata de emprenhar minha Lê. Estou escrevendo um livro. Um livro encomendado, afinal já disse que virei a puta das letras. Agora só falta mesmo plantar um pé de bananeira e embuchar a nega véia para me tornar um Homem com H maiúsculo.

E nesta orgia neoliberal literária reneguei minha paixão. Virei uma puta letrada profissional. Perdi um dos principais motivos que me fazem abrir os olhos todas as manhãs: o prazer pelo ofício. A vontade se foi e eu endureci. Não seu safado, não se trata de uma ereção. Eu me tornei uma pessoa dura, pragmática e sem paciência para fazer aquilo que sempre foi o tesão da minha alma: escrever. Simplesmente cansei.

Tornei-me um burocrata da vida. Um servidor público. Um tecnocrata. Tudo aquilo que me revirava o estômago tornou-se minha rotina. Quando era adolescente pensava que seria adulto quando tivesse uma carteira cheia de cartões. Hoje adulto percebo que a gente perde a graça quando inventa um monte de reuniões e obrigações. A gente se torna duro, com outros e, principalmente, consigo.

O meu retorno a você, meu querido, único e solitário leitor é tão vil quando minha promiscuidade literária. Precisava desabafar. Não existe cerveja suficiente para acalmar um cérebro apressado e um coração triste. Cansei. A gente cansa de ser o que é, e não precisa ser adolescente para sentir isso. Cansei de ser uma pessoa dura, pragmática, sem fé. Enchi o saco de gente assim. Espero que esse retorno seja um recomeço.

Eu preciso de um recomeço.

Por Ermilo Drews

5 comentários:

  1. Ah, meu velho, eu como um prostituto letrado há bastante tempo - também chamado de 171 por você mesmo - sei do que fala. Mas também posso dizer que este teu desabafo é um gozo da boa escrita. Bem chulo, é verdade, mas honesto. Te sacode, guri!, Senhor casado.

    ResponderExcluir
  2. É fato o que o Márcio diz. O texto tá faca na bota, mas verdadeiro. Agora, me diz, desde quando tu pensou que não eras uma puta escritora? Tuas matérias, meu velho, desde sempre têm ligação financeira: seja pagando a faculdade, seja recebendo para preencher páginas em branco - quer para pautas comerciais ou não...
    É um prazer acessar este blog e tomar conhecimento de que eu não era o último que confiava em ti. Passava aqui todos os dias como velhas que perderam seus maridos e que visitam seus túmulos todos os dias para conferir se o defunto renasceu. Passava por aqui como quando guri, que esperava uma carta de amor (na época das cartas, claro) que nunca chegava. Passava por aqui como um solitário que andava no meio dos trilhos esperando chegar no final do túnel, mas sem ver luz nenhuma...
    Agora, o blog renasceu. Seja com um repórter mandando ver, ou com uma puta recebendo para dar.
    Márcio, acho que somos os únicos mesmo. Mas talvez a dona Nara também dê uma lida nestas bagaceirices de vez em quando...
    Emilio

    ResponderExcluir
  3. Baita texto....como sempre, aliás. Continua escrevendo, nego véio. tu pode ganhar dinheiro com blog sabia? hehe

    ResponderExcluir
  4. É bom ver a indignação, insatisfação do meu irmão. Ficar acomodado não combina com que tem qualidade. Já conversamos sobre a sua inquietação, pena que a distância não permite maiores conversas. Vamô lá Gui, que alguém sempre vai ouvi os teus desabafos, e até os teus desaforos.

    ResponderExcluir
  5. Filho esse teu desabafo me deixou preocupada(só um pouquinho tá?)
    Mas agora o livro já está quase pronto, então dá uma pausa e faz uma coisa mais agradável. ME DÁ UM NETO!!!!!!!

    ResponderExcluir